Educação Infantil

Mini Maternal
Nesta faixa etária recebemos as crianças que saem do Berçário e já possuem certa autonomia, pois estão dando seus primeiros passinhos. Por esse motivo, o espaço da sala é amplo, com tapete acolchoado em uma parte da sala para os momentos de acolhimento e bate-papo, e brinquedos para essa faixa etária. No Minimaternal as crianças passam a usufruir dos brinquedos externos no parquinho, solarium e na piscina de bolinhas, participando de todos os projetos propostos, inclusive em nossa horta. A socialização, o respeito e o carinho pelos outros é um sentido desenvolvido pouco a pouco. A coordenação visomotora e a fala são estimuladas através de projetos específicos.
Maternal I
A escola tem uma estrutura adequada e comporta um “megabrinquedão”, onde essa turminha se diverte. Além de todos os espaços explorados no Minimaternal, nos relacionamos com as crianças criando condições para que haja organização e realização das conquistas que sua maturidade biológica lhes permite, pois ao completarem 2 anos, damos início ao processo do desfralde, no qual contamos com a parceria das famílias, que deve acontecer de forma paciente e carinhosa. A criança, nesta fase, entra gradativamente no mundo das artes. Ela começa a manusear os pincéis, giz de cera e outros instrumentos, mostrando os primeiros rabiscos. É uma fase em que as crianças aprendem a conviver em grupo e a se relacionar com as demais.
Maternal II
O desenvolvimento continua! Os espaços serão muito mais explorados e as brincadeiras já são compartilhadas com os amigos naturalmente. Inicia uma etapa com novidades ainda não conhecidas no ambiente escolar, (Ballet, Judô, Ed. Física e Inglês), aulas extras com profissionais de cada área. Reproduzimos um ambiente familiar, repleto de brincadeiras, mas sem nos desvincularmos da disciplina e dos limites. Eles já começam a ter contato com as letras e os números sempre de forma lúdica.
Jardim I
As crianças continuam explorando os espaços externos da escola com muita segurança e autonomia, participando, com muita satisfação, das aulas extras proporcionadas, e ainda apresentam autonomia suficiente para transitar na escola sem o auxílio da professora, quando necessário, pois estão em um ambiente que consideram uma extensão da sua casa. Trabalhamos com muita liberdade e disciplina, explorando a capacidade de comunicação e aprendizagem. Nesta etapa, a interação com os jogos ajuda a estabelecer relações entre a prática e as atividades de registro. Através de atividades lúdicas procuramos estimular, na criança, a vontade de aprender cada vez mais. Nessa fase desenvolvemos um aprofundamento maior em relação aos números e letras, no qual usamos esses elementos para registrar quantidades e escrever palavras.
Jardim II
Esse é um momento gratificante para a Escola Carinha Suja, de grande alegria e realização, pois estamos concluindo o ciclo da Educação Infantil, a base, o alicerce, a formação obtida com atividades diversificadas, muitos trabalhos através de projetos, integração com o meio vivido, estabelecendo vínculos significativos de 0 a 5 anos. Os alunos são preparados para ordenar todas as novas descobertas, dando início à pré-alfabetização. As atividades desenvolvidas para esta etapa têm como objetivo uma aprendizagem criativa participativa e integrada. É um processo de transição para o Ensino Fundamental I, em que a escola, com muita responsabilidade e comprometimento com as nossas crianças, realiza uma vivência, e no final de cada ano nossos pequenos formandos são homenageados, com grande merecimento!